quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Notícia escandalosa

Estou chocada, escandalizada, com vergonha com a notícia do bispo que está em greve de fome para defender o Rio São Francisco. Sei que nosso blog é leve. Eu mesma vivo contado "causos" aqui, nada sério. Mas estou tão comovida com essa história que resolvi postar.
Ainda esta semana, li, sem acreditar, o Presidente Lula dizendo que não ia parar as obras por causa da greve de fome do bispo, que ele era problema da igreja católica. Hoje de manhã, ao ler uma matéria dizendo que Lula queria fazer um acordo para suspender a greve de fome, me acalmei.
Mas, eis que leio à tarde que um fulano de tal, ministro de não sei que (porque pra mim esse ministério foi criado só p cuidar dessa obra), disse que vai fazer o anúncio do 1º lote de licitações para a obra ainda esta semana.

Para quem não está acompanhando o caso, o bispo D.Luiz Cappio já emagreceu nove quilos desde o início da greve de fome contra a transposição do rio São Francisco - que completou hoje 22 dias.

A transposição do Velho Chico tem a desculpa (já explico quais as minhas convicções) de acabar com a seca no nordeste. Nossa, que bonito! A intenção até pode ser boa, mas de boas intenções o inferno está cheio, já dizia minha sábia avó.

O projeto pretende levar a água ao Ceará, ao Rio Grande do Norte, a Alagoas, à Paraíba e a Pernambuco. Mas, veja bem, em Alagoas, só para dar um exemplo, os que são contra o projeto dizem que quem vai receber a água, em sua maioria, é a população urbana, que NÃO sofre com a seca. Ou seja, vamos ganhar mais dinheiro, minha gente, vamos gerar energia para o povo pagar.

Poços artesianos não seriam mais eficientes, baratos e funcionais? Me pergunto.
Fora isso, a bacia será totalmente afetada. E o bispo? Ninguém liga para ele?

Votei no Lula, votei novamente. Mas, neste caso específico, juro, to passada! Não quero discutir política, que fique bem claro. Só queria desabafar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi minha Querida Van,
Vc etsa revoltada hein! Imaginei vc falando comigo toda nervosa e vermelha... mas vc tem razão... isso é ridiculo...
Beijos e ve se fica calma.

Bruno Ferrari disse...

Até aí o Garotinho também fez greve de fome. Sinceramente, eu não tenho opinião formada sobre este fato específico porque o trabalho da imprensa que cobre o caso está sofrível.

Não quero defender o Lula, mas ele não disse que o Bispo era problema da igreja católica, muito pelo contrário. Ele ainda tentou negociar.

Quanto à obra, ela foi aprovada, tem todos os documentos necessários de impacto ambiental. Ainda não ouvi um depoimento de algum ambientalista ou cientista que me provasse o contrário.

E quanto ao Estado de Alagoas, taí um lugar que a gente precisa ver bem quem disse e o quê. É a terrinha de Collor, em que ele é venerado por boa parte dos habitantes. Lá, os meios de comunição são muito mais manipulados do que em qualquer outro lugar do Brasil.

Vai nessa, vai! disse...

Bruno querido, fui visitar Alagoas e, coincidentemente, tive oportunidade de conhecer uma foz do Rio São Francisco. Um lugar magnífico, ainda intocado. Vou postar umas fotos e mais alguns comentários para gente continuar esse papo. Ah, a transposição vai destruir quilômetros de manguesais, uma das maiores biodiversidades do planeta. Não to sendo ecoxiita, não. É só p gente parar p pensar um pouco em certas atitudes do governo, sendo nós partidários ou não, ok. A nossa postura, creio eu, tem de ser de cobrança e não de total conivência. beijos e obrigada pelos comentários.